QUAIS PSICOPATAS DA FICÇÃO ESCAPARIAM DO BATMAN?
- Canal Cultura POP
- 26 de mar.
- 4 min de leitura
O Cavaleiro das Trevas já enfrentou mentes brilhantes e perturbadas em Gotham, mas e se ele fosse colocado contra alguns dos assassinos mais icônicos da ficção? Hannibal Lecter, Dexter Morgan, Norman Bates, John Doe… será que algum deles conseguiria enganar ou até mesmo escapar de Batman? Ou será que, no final, todos cairiam diante do maior detetive do mundo?

Batman vs Hannibal Lecter

Hannibal é um mestre da manipulação, capaz de enganar até mesmo os melhores investigadores.
No entanto, Batman já enfrentou algumas das mentes mais doentias da ficção, como Coringa, Charada e Espantalho, mestres da manipulação, e mais de uma vez, foi capaz de supera-los.
Lecter é um gênio do crime, mesmo em Silêncios dos Inocentes, onde começa o filme preso, se mostra completamente no controle da situação, manipulando todos a sua volta apenas na lábia. Ele convida a caçada, mas não é nenhum Charada, a ponto de deixar pistas óbvias, e por ser um membro da alta sociedade, dispõe de recursos para blindar-se.
Sua maior chance contra Batman seria agir nas sombras, nunca se expondo diretamente. Ele poderia tentar desviar a atenção do Cavaleiro das Trevas para outros suspeitos, manipulando aliados e criando uma rede de desinformação. No entanto, o maior problema de Hannibal é seu ego: ele gosta de brincar com suas vítimas, e isso daria a Batman tempo para encontrá-lo.
Resultado: Possivelmente Escaparia
Batman vs Norman Bates

Norman é um assassino impulsivo e movido por transtornos psicológicos. Ele não possui uma estratégia sólida para escapar e provavelmente deixaria pistas emocionais que Batman poderia rastrear.
Bates sofreu abusos nas mãos de sua mãe, tornando-o instável, sofrendo inclusive de um transtorno de dupla personalidade, e quando a personalidade de sua mãe toma posse de seu corpo, o frágil Norman, torna-se um maníaco, porém, extremamente desequilibrado.
Batman facilmente iria detectar suas mentiras, e poderia captura-lo com facilidade.
Lembrando que no clássico Psicose, Bates foi capturado por Billy Loomis, um homem se nenhuma experiência investigativa, que facilmente notou suas contradições, e também lhe superou fisicamente sem muita dificuldade. Se Norman não pode escapar nem mesmo de um homem qualquer, que chance ele teria contra o Cavaleiro das Trevas.
Além disso, seu comportamento errático o tornaria um alvo fácil para um interrogatório bem conduzido.
Resultado: Capturado com facilidade
Batman vs Patrick Bateman

Eis outro confronto consideravelmente fácil. Patrick é arrogante e impulsivo, vendo a si mesmo como perfeito e intocável, algo que contra Batman, não poderia ser mais falso.
Batman poderia facilmente encontrar provas contra ele, e poderia ir muito além de simplesmente prende-lo, podendo humilha-lo completamente, mostrando suas falhas e fraquezas, tornando-o nada mais que um criminoso comum e fraco, em uma vitória tranquila para os padrões do Maior Detetive do Mundo.
Resultado: Capturado com facilidade
Batman vs John Doe

John Doe opera de maneira meticulosa e cria jogos psicológicos extremamente elaborados. Ele se destaca ao prever cada passo de seus perseguidores, tornando a caçada muito mais complexa. Se tivesse tempo para arquitetar um plano envolvendo as fraquezas morais de Batman, ele poderia dificultar a investigação. No entanto, diferente do Comissário Gordon ou de outros policiais comuns, Batman não se deixaria levar tão facilmente, e sua tecnologia avançada tornaria impossível para John Doe manter-se oculto por muito tempo.
Jogar com Batman seria um erro fatal para John, uma vez que o Cavaleiro das Trevas tem maestria em lidar com tais situações, uma vez que já superou criminosos como Coringa e Charada diversas vezes, mostrando-se acima desses tipos de manipulação, porém, a inteligência do vilão poderia lhe dar uma chance considerável de escapar.
Resultado: Teria uma chance de escapar.
Batman vs Dexter

Dexter tem uma vantagem inicial por seu conhecimento forense e habilidade em encobrir provas. Ele sabe como evitar a detecção e poderia manter um perfil baixo por algum tempo. No entanto, o grande problema para ele é que Batman não depende apenas da cena do crime — ele usa vigilância, tecnologia e inteligência estratégica para rastrear suspeitos. A partir do momento que Batman começasse a suspeitar de Dexter, seria questão de tempo até que ele encontrasse um padrão e o desmascarasse.
Aqui teríamos uma disputa ideológica interessante. Ambos buscam trazer justiça a sua maneira, Batman com seu código moral, e Dexter, exterminando quaisquer assassinos que capturar. Ambas as ideologias tem seus apoiadores, mas, talvez essa ´´vontade´´ de mostrar seu ponto de vista, poderia expor Dexter, fazendo com Batman lhe alcançasse.
Resultado: Possivelmente seria capturado
Batman vs Ghostface

Diversos criminosos já vestiram a máscara de Ghostface, alguns mais perigosos que outros. Porém, esse é o tipo de criminoso que Batman, com seu aparato tecnológico, não teria muita dificuldade em capturar.
A fissura de todos que vestem essa máscara pela figura de Sidney Prescott, daria a Batman uma dica, possivelmente ficando de tocaia próximo a ela. Assim que um ataque viesse, não haveria forma do criminoso escapar de um predador como Batman. A ´´Programação Criminosa´´ de Ghostface, lhe entregaria nas mãos de Batman.
Resultado: Capturado com facilidade
コメント