Hoje, colocaremos fim em um debate histórico, que foi mais uma vez levantado com o lançamento do filme do Batman, de Robert Pattinson.
Nessa lista, iremos citar cada uma das versões live action do personagem com o mínimo de destaque, trazendo detalhes sobre cada uma delas. E ao final da análise, iremos definir de uma vez por todas. A melhor versão do Cavaleiro das Trevas.
Lewis Wilson
A primeira versão do herói de Gotham nas telonas e telinhas. O Batman de Lewis Wilson, surgiu em 1943, na minissérie The Batman, onde ao lado Douglas Croft (Robin) enfrentou os japoneses, durante o auge da Segunda Guerra Mundial, um tema muito comum nos quadrinhos da época.
A Minissérie teve um total de 15 episódios e foi transmitida nos cinemas norte americanos, conseguindo um considerável sucesso, o que lhe rendeu um relançamento em 1965, que foi também um grande acerto.
O personagem de Wison, trás uma atuação bastante caricata e superficial, e um uniforme semelhante aos quadrinhos da época. Mas que para os dias de hoje, não envelheceu nada bem. Se tornando uma fantasia de carnaval mal feita.
Sem dúvida, o BatWilson chega como um forte concorrente para o título....
Robert Lowery
Criada em 1949. A série Batman e Robin, nos trouxe mais 15 episódios de uma ação eletrizante... e também um novo Batman, dessa vez, vivido por Robert Lowery, que foi contratado, por ser muito parecido com o Bruce Wayne dos quadrinhos.
Semelhante ao seu antecessor, Lowery entregou uma atuação ainda mais caricata e um uniforme saído diretamente dos quadrinhos. Mas que a longo prazo, não foi bom para o personagem.
Até o momento, nenhum dos dois atores conseguiu trazer uma versão ideal para o herói, com seriedade, desenvolvimento, um lado investigador e um álter ego bem desenvolvido, e com certeza, não será isso que iremos encontrar no próximo concorrente kkkk.
Adam West
Sem dúvida, uma das versões mais icônicas do personagem.
Nascido em 1966, o Batman de West, foi sem dúvida, a versão mais caricata e sem sentido do personagem, o que por incrível que pareça, foi muito positivo para a construção desse Batman em especifico, pois toda a série tinha um tom mais infantil e brincalhão, muito devido a censura imposta sobre os quadrinhos e seus derivados na época.
Diferente de seus antecessores, o BatWest teve muito mais tempo de tela, com sua série durando de 1966 a 1968, com 120 episódios em 3 temporadas e um filme.
O personagem de West foi lendário, mas não é o verdadeiro Batman, e sim uma versão infantil do personagem. Servindo muito bem ao seu propósito, mas não conseguindo disputar com os próximos candidatos.
Michael Keaton
Agora a nossa disputa começa a esquentar.
A versão vivida por Michael Keaton, nos filmes Batman de 1989, e Batman: O Retorno. É bastante diferente de todas as anteriores, apresentando um Batman sombrio, quieto e brutal, saído diretamente dos quadrinhos da época.
Não só a personalidade do herói foi alterada, como tudo em seu universo também mudou, personagens como Coringa, Mulher Gato e Pinguim, que antes eram personagens completamente infantis. Se tornaram vilões extremamente perigos e bem construídos.
A questão de design também mudou, como, a roupa do herói, o Batmóvel e até mesmo Gotham City. Que adotaram estéticas mais sombrias e saídas dos quadrinhos. Surfando na Era de Ouro do morcego, entre os anos 80 e 90, se inspirando em obras como A Piada Mortal, Asilo Arkham e Cavaleiro das Trevas.
Mas, nem tudo é perfeito, Keaton também possuiu alguns pontos negativos. E muitos deles, são causados pelo roteiro de ambos os filmes. Que secundarizam o herói, e dão destaque aos vilões, o que não permite o desenvolvimento do personagem do Batman.
Outro ponto que é muitíssimo citado pelos fãs, é o fato do Batman, matar sem piedade seus inimigos. Chegando ao ponto de explodir uma fabrica, com diversos capangas do Coringa dentro, e depois matar o próprio vilão com requintes de crueldade.
Além disso, não fomos capazes de ver muito do lado detetive do Cavaleiro das Trevas, que demonstrou pouquíssimo essa característica tão recorrente nos quadrinhos.
Val Kilmer
Versão do Filme ´´Batman Eternamente´´. O Batman de Kilmer, foi duramente criticado na época, principalmente pela introdução dos lendários Batmamilos, e da falta de sentido do herói na trama, nunca tendo um verdadeiro arco.
Porém, o maior problema não é a atuação de Kilmer em si, mas sim, o contexto em que ela está. De um péssimo filme, cercado de personagens caricatos como Charada, Duas Caras e até mesmo, Robin. Uma produção feita acima de tudo, para a venda de produtos, e dirigida pelo infeliz diretor, Joel Schumacher, que com sua rendição as exigências do estúdio, e estética duvidosa. Dirigiu os dois piores filmes do Cruzado Encapuzado.
Ao final da análise, é possível definir, que Val Kilmer não tem condições de disputar o título.
George Clooney
Sem dúvida, a versão mais criticada do herói.
Presente na bomba cinematográfica ´´Batman e Robin´´, o Batman de Clooney, literalmente não existe, com o herói sendo praticamente nulo durante o filme, sem nenhum desenvolvimento ou cena marcante (ou pelo menos, marcante pelo lado positivo). Essa obra, nos entrega cenas sensacionais do Cavaleiro das Trevas, como closes na bunda do herói, piadas com uma leve conotação sexual, trocadilhos e frases de efeito caricatas, e acima de tudo, os Batmamilos salientes no traje do Batman, que traumatizaram uma geração inteira.
Christian Bale
Para muitos, a melhor versão do herói. A atuação de Bale marcou época na trilogia iniciada em 2005, por Christopher Nolan.
O Batman de Bale teve muito mais tempo de desenvolvimento que seus concorrentes, e aproveitou muito bem isso, devolvendo a seriedade ao personagem, e adicionando traços de realismo a ele. Com uma história de Origem muito bem desenvolvida no filme ´´Batman Begins´´, que introduziu de forma perfeita o personagem e seus dilemas que seriam refinados, no decorrer da série.
O personagem tem passa por vários desafios tanto físicos quantos mentais, tanto como Batman, quanto como o bilionário Bruce Wayne. Além disso, todo o universo construído em torno do personagem, é sensacional. Com personagens espetaculares, como Alfred, Jim Gordon, Ra´s Al Gul e claro, o monstruoso Coringa feito por Heath Ledger.
Talvez, a grande falha do personagem seja seu desempenho na ação, que é extremamente prejudicado pelo seu uniforme extremamente rígido.
Mas com certeza, a atuação e o arco do Batman de Bale lhe dá boas chances de se tornar a melhor versão do personagem.
Ben Afleck
O Batman de Afleck, é uma versão mais experiente e amargurada do personagem, trazendo um vigilante amargurado, mais brutal e sombrio do que nunca.
Apesar das poucas oportunidades, e a ausência de um filme solo, o Batman de Ben Afleck, chegou a ser considerado por alguns, como a melhor versão do defensor de Gotham. Com um visual bastante semelhante aos quadrinhos, se baseando muito na HQ ´´Batman: O Cavaleiro das Trevas´´, de Frank Miller. Além disso, o personagem tem as melhores cenas de ação do Batman nos cinemas, com coreografias extremamente bem feitas e brutais, muito baseadas nos games da saga Batman Arkham.
Nesse caso, o fato do Batman matar, pode ser explicado, já que o herói tem mais de 20 anos de carreira em Gotham, e já perdeu pessoas amadas na guerra contra o crime, o que justifica seus métodos extremos.
E para completar, BatAfleck, foi o único a participar de um universo compartilhado ao lado da Liga da Justiça, o que mostra a versatilidade do personagem.
Robert Pattinson
Uma grata surpresa em 2022.
Robert Pattinson entregou um Batman praticamente perfeito, com um personagem bastante equilibrado, trazendo principalmente, o lado mais detetive do personagem a tona.
Como outros pontos altos do personagem, temos a sua presença muito marcante, e suas ótimas cenas de ação.
Uma lacuna considerável na construção do personagem. Ocorre por causa de uma opção de roteiro, que secundariza o alter ego do Batman. Dando pouquíssimo destaque para Bruce Wayne (algo que deve mudar nos próximos filmes).
Em questão de personagens secundários e universo, esse Batman, está muito bem acompanhado. Com grandes vilões e aliados, além de uma Gotham bastante vistosa, baseada diretamente no jogo Batman Arkham Knight.
O Veredito
É uma disputa muito interessante. Inicialmente, podemos descartar, Lewis Wilson, Robert Lowery, Adam West, Val Kilmer e George Clooney, que estão claramente abaixo dos outros concorrentes.
Mesmo sendo muito icônico, o Batman de Michael Keaton é o primeiro eliminado. Por não ter muito desenvolvimento. E o pouco que tem, é bastante raso. Apesar de sua estética marcante, Keaton não é o melhor Batman.
Outro que bate na trave, é o Batman de Ben Afleck. Que assim como Keaton, não teve um grande desenvolvimento. Mas, mesmo assim, chega muito perto de ser o Batman ideal.
E no final de tudo, restam Bale e Pattinson.
Bale teve mais desenvolvimento, e um arco espetacular, construído durante três filmes. Entretanto, conta com alguns pequenos defeitos. Coisa, que a versão de Pattinson, não apresentou. O Batman interpretado pelo ex Edward do crepúsculo, é perfeitamente equilibrado. Cumprindo perfeitamente o seu papel, como um Batman ainda inexperiente que está descobrindo o que deve fazer para se tornar um herói perfeito.
Por ser fiel aos quadrinhos, e ao mesmo tempo, trazer uma certa inovação. Elegemos o Batman de Robert Pattinson, como o melhor dessa lista. E com potencial, para se tornar ainda melhor nos próximos filmes. Superando por pouco, a atuação espetacular de Christian Bale, que se tornou por muito tempo, a versão definitiva do Batman.
Comments