top of page
Foto do escritorCanal Cultura POP

Resumo da Franquia Batman Arkham

A saga Batman Arkham, trouxe o que pra muitos é a melhor representação do Homem Morcego, onde podemos nos sentir na pele do herói, lutando contra seus maiores inimigos, usando seus equipamentos e resolvendo seus enigmas. Hoje, vamos passar pela história de cada um dos quatros jogos da franquia (pulando jogos como Origins: Blackgate e VR) além de trazer a nossa opinião sobre as obras.

 

Batman: Arkham Asylum

O primeiro jogo da franquia, eleito o jogo do ano em 2009. Batman Arkham Asylum, inicia sua trama com Batman levando seu maior inimigo, o Coringa, para Asilo Arkham, onde mais uma vez seria preso. Porém, o Maior Detetive do Mundo, sabia que algo estava errado, pois o Palhaço do Crime mal havia resistido, e vários de seus capangas haviam transferidos para a Ilha, devido a uma fuga em massa em Blackgate. As suspeitas dos Cavaleiro das Trevas se mostram corretas, quando a Arlequina, que já havia escapado anteriormente do sanatório, abre todas as celas do manicômio, e deixa a Casa da Loucura, a mercê dos loucos.

Batman persegue o Coringa até a área de isolamento, onde o vilão escapa, deixando o herói enfrentando um capanga drogado com uma novo tipo de droga, que transforma o usuário em um verdadeiro brutamontes monstruoso, mas que após uma exposição prolongada, pode levar a morte, o que realmente acaba acontecendo. Antes de deixar a Terapia Intensiva, Batman recebe uma chamada do enigmático Charada, que havia deixado diversos desafios e enigmas para o morcego ao redor da ilha, um mini game bastante interessante do jogo. Para manter a polícia longe da ilha, Coringa havia blefado sobre ter instalado uma bomba atômica em Gotham, algo que distraiu os policiais durante boa parte da noite.

Ao mesmo tempo, um policial corrupto chamado Frank Boles, sequestra o Comissário Gordon, obrigando o Defensor de Gotham a sair em sua busca. Seguindo o rastro de tabaco deixado pelo charuto do Comissário, Batman chega a Ala Médica, onde enfrenta diversos capangas e resgata alguns médicos sobreviventes. Ao atingir o subsolo, o herói acaba sofrendo uma alucinação gerada pelo gás do medo do Espantalho, o que rende algumas das melhores cenas do jogo. Após superar o Rei do Medo, Batman resgata Gordon, mas antes de sair das instalações, se depara com Bane, com seu corpo totalmente sem Veneno, a beira da morte, quando de repente, o Coringa injeta uma dose de um novo composto químico, chamado Titan em suas veias, o deixando mais forte do que nunca. Usando sua inteligência, o Cavaleiro das Trevas lança o Batmovel sobre o vilão, o lançando ao mar. Com tudo em ordem, Gordon é levado de volta a Gotham, enquanto Batman vai até a sua Batcaverna secreta na Ilha Arkham. Lá, ele descobre sobre o projeto Titan, orquestrado pela Dra. Penny Young, uma das médicas que o herói resgatou na Ala Médica, e estava indo em direção a Mansão Arkham. Sem tempo a perder, o Cavaleiro das Trevas cruza a ilha, e adentra no prédio mais antigo da ilha. Após varrer diversos capangas do Coringa e resistir a mais do gás do medo do Espantalho, Batman encontra as digitais de Penny, e começa a segui-las até a biblioteca da mansão, onde encontra a fórmula do Titan, e a destrói. Então, o herói vai ao resgate da Dra das garras de Victor Zsaaz, apenas para ver Young ser explodida por uma bomba instalada em seu cofre. A responsável pela explosão era Arlequina, que havia sequestrado o diretor Quincy Sharp, e o levado para a penitenciária.

Seguindo o rastro do âmbar deixado pela bengala quebrada do diretor, o Maior Detetive do Mundo chega até a localização de Sharp, e prende Arlequina. Sharp entrega os códigos de segurança da ilha ao Morcego, que agora, poderia ter acesso a todos os pontos da ilha. Batman engana Arlequina, que entra a localização da fabrica de Titan do Coringa nos Jardins Botânicos, para onde o o herói parte sem demora.

Chegando lá, o Cruzado Encapuzado derrota mais alguns capangas e destrói os toneis de Titan do Coringa, após derrotar mais dois de seus super capangas. Em seguida, o Homem Morcego vai até sua inimiga, Hera Venenosa, para descobrir uma cara para o Titan, e ela revela que haviam esporos no subsolo do Asilo, que poderiam ajudar, mas para isso, ele precisaria passar pelo covil do Crocodilo.

Enquanto nosso herói corria em direção a Terapia Intensiva, Hera é infectada pela Titan, e começa a criar várias plantas assassinas por toda a ilha, que complicam a passagem do herói e matam os capangas do Coringa. Batman chega ao prédio, e após confrontar capangas armados, começa a descer até o subsolo, onde novamente é atacado por Espantalho, que lhe injeta uma dose de toxina do medo, capaz de enlouquecer dez homens, mas que não consegue superar a resistência mental do herói. Em fuga, Crane chega na beira das águas do esgoto, e ameaça lançar sua toxina na água, o que poderia causar uma catástrofe em Gotham, mas antes que pudesse fazer algo, o Crocodilo o agarra, despedaçando uma boa parte do seu corpo, deixando Jonathan Crane fora de cena, até os eventos de Batman Arkham: Knight. O Cavaleiro das Trevas anda sutilmente pelo covil, pegando os esporos sem chamar a atenção da fera, e quando ela parte pra cima, Batman estoura o piso, lançando o Crocodilo para as profundezas das cavernas da ilha.

De volta a sua Batcaverna improvisada, Bruce consegue sintetizar uma cura para o Titan, mas acaba sendo atrasado por Hera, que envia suas plantas até as cavernas. Com isso, Batman parte contudo para impedir que o Coringa envenene o Rio de Gotham, enfrentando mais alguns capangas com Titan, e passando pelas últimas partes do cenário ainda não exploradas.

O Morcego volta aos Jardins Botânicos, e derrota Hera Venenosa, mesmo estando muito mais forte do que o comum. Após derrubar mais um vilão, só restava o Palhaço do Crime, que convida Batman para uma festa na Central do Asilo. O herói vai ao local, e encontra Gordon como refém. Coringa dispara um dardo de Titan em Gordon, mas Batman se lança a frente, e surpreendentemente, ele não cede a transformação. e confronta o Coringa, que se infecta com o Titan, se transformando em uma aberração pra lá de tosca.

O herói enfrenta seu nêmeses diante de vários helicópteros da imprensa, e consegue derrota-lo usando seu gel explosivo, quebrando a mandíbula do palhaço. Durante a noite, o Detetive havia completado todas as charadas do Charada, e rastreado a sua posição, o deixando de bandeja para que a polícia fizesse o serviço.

Com Coringa, Espantalho, Arlequina, Crocodilo e outros vilões fora de combate, a polícia toma o controle do Asilo Arkham, e Batman volta para Gotham com seu batjato, para impedir um roubo do Duas Caras.

Na minha opinião, esse é o melhor jogo da franquia, com uma atmosfera sensacional, ótima trilha sonora, e uma jogabilidade acima do comum para a época.

 

Batman: Arkham City

Um ano após a rebelião em Arkham, o governo americano criou uma superprisão, que ocuparia as áreas mais pobres de Gotham, onde os criminosos estariam a sua própria sorte, colocando tudo isso sobre o comando de Hugo Strange, um psicopata fissurado pelo Batman. Como Bruce Wayne, o herói combateu a criação da cidade prisão a todo o custo, até acabar preso pelos guardas da Tyger, e lançado como um criminoso qualquer na cidade. Antes de ser largado a própria sorte, Wayne fica em uma sala com Strange, onde ele revela saber quem é Bruce realmente é, e afirma que nem ele seria capaz de impedir sua maior empreitada, o rotoloco 10.

Wayne acaba indo parar nas mãos do Pinguim, mas consegue escapar e surrar o traficante, subindo ao topo da química Ace, onde recebe seu traje através do Batwing. Totalmente equipado, o Batman voa o Tribunal Solomon Wayne, onde resgata a Mulher Gato das mãos de Harvey Dent. Ele questiona Selina sobre o protocolo 10, mas ela não faz menor ideia do que se trata. Um tiro de sniper erra de raspão os dois, e ao rastrear a trajetória da bala, Batman chega até a Catedral de Gotham, onde o Coringa havia feito alguns reféns. O Cavaleiro das Trevas castiga e aterroriza os criminosos, deixando os reféns a salvo antes de subir até o sino. O local estava vazio, indicando que o atirador controlava o equipamento remotamente. O Palhaço contata Batman, e desdenha de seu rival antes de explodir a torre. O Homem Morcego consegue escapar, e segue rumo a Siderúrgica de Roman Sionis, onde Coringa e sua gangue estavam escondidos. Wayne percebe que Arkham City estava dividida em três facções, as gangues de Coringa, Pinguim e Duas Caras, lutavam pela hegemonia da cidade prisão, mantendo um ponto de controle para cada um.

O herói das trevas chega ao esconderijo, entrando diretamente pela chaminé, e resgatando uma doutora que havia sido feita de refém, pois aparentemente, o assassino das risonho estava doente, muito doente. Batman chega ao seu escritório, e acaba sendo nocauteado por Arlequina. Ao acordar, o Coringa mostra as deformidades que o Titan havia causado em seu corpo, e agora, havia injetado um pouco de seu sangue no Homem Morcego, e enviou mais algumas doses para os hospitais de Gotham. Batman pensou que esse seria o dito protocolo 10, mas o Palhaço diz não fazer ideia do que era isso, e arremessa o herói pela janela, amarrado a uma cadeira.

Infectado, Batman contata Alfred, que despacha Robin para cuidar do sangue que o Coringa enviou para a cidade, enquanto ele iria atrás do Senhor Frio, a quem o Palhaço havia encomendado a cura anteriormente, antes de o Pinguim o ter capturado.

O Cavaleiro das Trevas viaja até o até o museu e fortaleza de Oswald, onde derrota o gangster e seu guarda gostas, Solomon Grundy, assim, salvando Fries. O cientista revela que não havia conseguido sintetizar uma cura, e precisava de uma enzina que a sustentasse, com isso, Batman vai ao encontro de Ra´s Al Gul.





0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page