top of page

Star Wars: Caminhos da Força

Foto do escritor: Canal Cultura POPCanal Cultura POP

Atualizado: 26 de out. de 2024

Luke Skywalker, o último jedi, dois anos depois da queda do Império de Palpatine, buscava conhecimento para restabelecer sua nova ordem jedi. Para isso, ele precisava entender alguns conceitos básicos, o que é a força? Porque certos jedis acabam sendo seduzidos pelas trevas? Como surgiu a Ordem Jedi? E essas perguntas o levaram diretamente ao planeta Ossus, onde os jedi e os sith, nasceram.

 

A Chegada do Cavaleiro

Luke Skywalker estava sobrevoando a atmosfera de Ossus, acompanhado somente por seu fiel escudeiro, R2-D2. O Maior Herói da Galáxia, pousa no planeta, sentido o imenso poder da força que havia naquele local.

Ele deixa seu astromêcanico no X-Wing, e caminha até o núcleo daquele imenso poder, o primeiro templo jedi já feito. Apesar da luz intensa que emanava do planeta, ele também podia sentir uma certa presença sombria, que aumentava a cada passo que ele dava em direção ao templo.

Ao chegar diante dos imensos portões do templo, Luke usa seus poderes para faze-los abrir, mas antes que conseguisse, uma série de figuras sombrias, desprovidas de vida, lhe cercam por todos os lados. Eram antigos guardas do templo, porém, manipulados pelo lado sombrio, dispostos a matar qualquer usuário da luz que tentasse entrar lá. Luke saca seu sabre de luz, e se salta em direção aos seis guardas que o cercavam. Eles portavam bastões elétricos, lâminas enfeitiçadas com magia sombria, as antigas armas usadas pelos sith, antes dos sabre de luz. Com habilidade, ele desarma todos com sua lâmina verde, e usando a força, esmaga seus corpos por completo, obliterando a ameaça.

Com o caminho livre, ele segue sua caminhada em direção ao velho templo, repleto de estátuas milenares, símbolos, profecias desenhas nas paredes, inclusive uma que falava de seu pai, o Escolhido.

Ao chegar ao altar principal, Luke escuta a voz de seu pai. Anakin explica que esse era o epicentro da história da Ordem Jedi, a partir dali, caso ele se conectasse completamente com a força, teria acesso ao passado da galáxia, e as verdades que ele almejava, seriam enfim reveladas por ela. O jovem Skywalker se ajoelha, fecha seus olhos, e deixa sua lógica partir, seus instintos tomam conta, e assim, a força toma conta de seu corpo, e o leva para o passado, cerca de 30 anos antes da Queda da República.

 

O Alquimista da Força

O Cavaleiro Jedi estava em Coruscant, em uma cobertura de luxo, propriedade de Dom Damasco, também conhecido como Darth Plagueis, o sábio. Através de uma parede secreta em seu apartamento, havia um imenso laboratório. Corpos revividos diversas vezes através dos experimentos de Plagueis com as midhiclorians, em sua busca incessante pela imortalidade.

Luke tentava compreender o que a força queria lhe apresentar ali. Plagueis escrevia em seu caderno, enquanto manipulava a força ao seu bel prazer. Plagueis e seu mestre já haviam feito uma meditação para invocar os poderes sombrios para sobrepor as trevas sobre a luz na galáxia. Então, ele começou a compreender.

Plagueis tratava a força com uma simples ferramenta, para ele, a força era simplesmente um acumulado de células, que poderia ser moldado pelo seu desejo, porém, ele se esqueceu que a força é um organismo vivo, ela tem sua própria vontade, e a sua vontade, é a que ordena a galáxia.

Sendo assim, a insistência de Plagueis em manipula-la, ceifando e gerando vidas, estava apenas ferindo a força, que em algum momento, contra-atacaria, e quando isso ocorresse, tudo que o Sábio planejou seria destruído. E essa reação, viria através de Anakin Skywalker, um dos milhares de experimentos de Plagueis, suas profanações na força, acabaram por gerar um ser tão poderoso, que traria equilíbrio a força, mais cedo ou mais tarde, dando a vitória aos jedi, seus maiores inimigos.

Luke então, compreendeu que sua primeira lição, era compreender um dos maiores erros dos sith, e também de alguns jedis, não entender a força como ela realmente é, um ser vivo, com uma vontade soberana, mas que pode sim ser manipulada, mas por pouco tempo, e com efeitos colaterais devastadores.

 

A Regra de Dois

Sentido seu corpo sendo transferido para outro lugar, Luke sentiu-se em Ossus novamente, mas dessa vez, povoado por dezenas de milhares de usuários da força, muito primitivos, mas tão conectados a força quanto qualquer um dos sensitivos do seu tempo. Seu pai surge, e conta que eles estavam diante dos primeiros jedis da história galáctica, cerca de 10 mil anos no passado. Homens e mulheres de diversas espécies advindas de toda a galáxia, reunidos em volta do núcleo da força na galáxia. Porém, havia um entre eles que conheceu pela primeira vez, as tentações do lado sombrio da força, chamado Ajunta Pall. Esse foi o primeiro Lorde das Trevas da história. Usando sua lábia, ele trouxe outros jedis para o seu lado, e tentou usurpar o poder no planeta, mas, foi derrotado por jedis não só mais poderosos, como também em números muito maiores.

Exilados de Ossus, os jedis sombrios fugiram para as Regiões Desconhecidas, chegando a Korriban, onde conheceram a raça Sith, um povo primitivo e pobre, mas forte na força, e sedento por poder. Luke entendeu, ali surgiu a Ordem Sith. Os jedis sombrios manipularam a mente dos Sith, criando o maior Império Sombrio da Velha República, que ao longo de milênios, travaria guerras contra a República pelo comanda da galáxia.

Luke entendeu, compreendeu como a semente sombria foi plantada, e como os sith nasceram, mas agora, ele iria compreender como os Lorde Sith se modernizaram, para enfim derrotar a Ordem Jedi.

Mais uma viagem, Skywalker dessa vez, viaja a mais de nove mil anos no futuro, em meio a uma imensa batalha entre cavaleiros jedis, e lordes sith. Sabre vermelhos se digladiavam com lâminas azuis e verdes, e os sith estavam perdendo.

Seu pai surge ao seu lado, e explica que esse momento foi decisivo para a trajetória dos sith nos próximos mil anos, foi nessa noite, que a Regra de Dois começou. Liderados pelo general sith, os lordes se esconderam em uma caverna. Darth Bane, um dos sith mais geniais e poderosos do seu tempo, tomou a frente do grupo, e disse que só havia uma forma de deter os jedis e impedir a extinção da Ordem Sith.

Ele sugere que eles gerem uma bomba mental, unindo seus poderes em uma única onda de choque, que iria exterminar todos no planeta, menos eles. Sem escolha, os sith dão suas mãos, e invocam todo o poder sombrio em seus interiores. A energia que emanava deles era incrível, quase incontrolável, mas, pouco antes que explodisse, Bane rompe a corrente, e foge. O restante dos sith não foi capaz de romper a ligação, e começou a ser sugado pela energia gerada. Em menos de um minuto, uma explosão colossal jorrou pelas rachaduras da caverna, varrendo boa parte dos jedis, e todos os sith existentes.

Bane, com inteligência, utilizou a força para criar uma barreira defensiva em volta de si mesmo, ele havia planejado a queda da Ordem Sith, ultrapassada e fraca, para abrir a sua própria era, a Era da Regra de Dois, um Mestre, poderoso e sábio, e somente um aprendiz, para cobiçar esse poder e sabedoria.

Luke então, compreendeu como os sith resistiram ao longo de mil anos sem serem detectados pelos jedis, sempre nas sombras, adquirindo conhecimento, e moldando um plano-mestre, para enfim, destruir os jedis com um único golpe, como o consumado por Palpatine e Darth Vader.

Assim, Anakin explica que aquilo exemplificava, como os novos jedis deveriam ficar sempre atentos a presença dos sith, que não mais se expunham a grandes batalhas, ficavam nas sombras, tramando crises e guerras, era necessário estar atento, e conectado a força, sempre.

 

O Trio Sith

Após viver o suposto fim dos sith, Luke voltou quase 4 mil anos no passado, quando três dos maiores poderosos siths da história, realizaram o primeiro grande purgo jedi na galáxia, deixando apenas alguns poucos vivos, sendo um deles, a poderosa Meetra Surik, aquela que pôs fim ao reinado da Trindade Sith.

Luke conheceu os sith Traya, Nihilus e Sion. Traya foi uma mestre jedi, sábia e poderosa na força, mas, o poder é capaz de tentar até o mais sábio entre os jedis, e ela caiu para as trevas, quando conheceu duas poderosas feridas na força. Nihilus foi vítima da crueldade da Ordem Jedi da época, que em um ataque liderado por Meetra Surik, obliterou a superfície de Malachor 5, usando uma arma conhecida como gerador de massa sombria, que destruiu todas as formas de vida daquele mundo, menos Nihilus. Quase se desfazendo diante de tanto poder, Nihilus se prendeu a vida, sugando a essência da força dos seres que ainda viviam a sua volta. Esse foi o estopim para um dos maiores terrores cósmicos que a galáxia já conheceu, assim nasceu o Lorde da Fome, que nutria um desejo insaciável pela força, devorando planetas inteiros, apenas para saciar-se.

Traya convocou Nihilus para sua cruzada, que mesmo sendo medíocre com o sabre, era um verdadeira bastião da força. Já Sion, era um antigo guerreiro sith, que sofreu diversos ferimentos em batalha, porém, mesmo com seu corpo praticamente desmontado, se prendia a vida pelo mais puro ódio, que alimentava seu poder sombrio. Traya viu potencial naquele guerreiro bruto, e o treinou junto a Nihilus, e ao lado deles, obliterou quase todos os jedis da galáxia, levando a galáxia a uma crise pior do que a vista no período imperial. O medo incessante atormentava todos os cidadãos da galáxia, pois sabiam que os sith podiam destrui-los por completo sem nenhuma dificuldade, e os jedis não eram poderosos o bastante para detê-los.

Porém, Meetra Surik, exilada após ordenar a explosão do gerador de massa sombria em Malachor 5, agora tinha a missão de não apenas desfazer seu antigo erro, como de quebra, salvar a galáxia do caos completo. Enquanto Luke acompanhava a história, Anakin lhe explicava como mais de uma vez, a arrogância jedi, os levou a quase ruína, e como mesmo uma pessoa boa como Meetra, poderia errar gravemente, mas assim como ele, poderia ter a chance de se redimir.

Surik venceu a Trindade Sith, sith por sith. Nihilus foi destruído quando Meetra quebrou sua máscara, que possuía sua essência na força, lhe desfazendo. Já Sion, foi o mais difícil entre os três, pois era quase imortal. No entanto, ela contava que o vilão tinha uma paixão escondida por ela, e não a matou quando teve a chance, aceitando a própria morte, para enfim encontrar a paz. Já Traya, pode ser convertida para a luz, quando Surik lhe fez a luz da razão, percebendo o caos que ela estava causando na galáxia, e a velha mestra percebeu como as trevas haviam ofuscado sua visão.

Assim, após salvar a galáxia, Meetra recebeu honras de heroína na República e na Ordem Jedi, mas se recusou a voltar para ela, pois achava que apenas havia quitado sua dívida, mas não merecia tais honrarias.

Luke aprendeu mais uma lição importante, sobre perseverança, perdão e humildade, algo que seriam vitais em sua nova Ordem Jedi.

 

Imperador Imortal

Mesmo com o tempo passando a sua volta, Luke permanecia imerso nas mensagens que a força lhe transmitia, e agora, viajava para um período um pouco posterior ao que vivenciou com Meetra Surik.

Vitiate foi conhecido como o Sith mais poderoso de todos os tempos, mais poderoso até mesmo que Palpatine e Vader, aos quais o jovem Skywalker já havia enfrentado. Seu poder era tamanho, que ele foi o único entre os sith a alcançar a verdadeira imortalidade, sobrevivendo ao longo de mais de mil anos, transferido sua essência de corpo em corpo, e aumentando seu próprio poder através da absorção de poder de outros senhores sombrios.

Foi dele que partiu o ato mais horrível que a galáxia já presenciou.

Vitiate reuniu os Lordes Sith sobreviventes da Guerra do Hiperespaço, e lhes enganou, fazendo-lhes realizar um ritual sombrio, que trouxe a força presente neles, assim como a presente em cada uma das formas de vida em Nathema, foram para dentro de Vitiate.

Cada forma de vida naquele planeta foi obliterada, a força literalmente havia sido arrancada completamente daquele planeta, não havia nenhuma forma de vida presente nele. As roupas dos habitantes mortos permaneceram intactas mesmo com o peso dos séculos, pois nem mesmo as bactérias que se alimentariam dos tecidos, haviam resistido.

Essa atrocidade cometida por Vitiate, foi mal vista até mesmo pelos membros da Ordem Sith, pois demonstrava o quão doentio e sedento por poder o Imperador era, com uma maldade além de qualquer servo do lado sombrio do seu tempo.

Anakin explica a seu filho, que aquilo era a força lhe demonstrando o quão poderosa ela pode ser em seu ápice, mas, o quanto ela pode causar dor em mãos erradas. Luke era mais poderoso do que Vitiate jamais foi, e um dia entenderia isso, mas, ele usaria esse poder para guiar a galáxia a prosperidade, e não ao cataclisma completo, como desejava Vitiate.

Luke questionou seu pai, se Vitiate era tão poderoso, como ele caiu? O Escolhido explicou, que mesmo com tanto poder, quem define o destino ainda é a força, e um grupo de jedis, liderados por um cavaleiro jedi que viria a ser chamado de Herói de Tyton, foi capaz de destruir a essência de Vitiate, fazendo seu corpo eclodir por completo.

Agora, era o momento mais difícil de Luke ao longo de toda aquela viagem pela história dos jedis e sith, onde ele vivenciaria a ascensão e queda de dois brilhantes cavaleiros jedis, um recente, e outro de um passado muito distante, que dariam uma lição final ao futuro mestre da Ordem Jedi.

 

Os Escolhidos

Luke conheceu o jovem jedi, Revan. O ´´Escolhido´´ da Velha República, mais poderoso que seus mestres, mais imprudente e com sede de agir. As Guerra Mandalorianas assolavam a galáxia, e a Ordem Jedi cruzava os braços, permitindo que milhões morressem. Revan não podia admitir, que mesmo com tanto poder, os jedis deixassem de agir por causa de dogmas imbecis. Ele liderou ao lado de seu melhor amigo, Malak, um grupo de jedis desertores, que desafiando o conselho, foram a guerra, e derrotaram os mandalorianos.

Porém, Revan e Malak descobriram uma grande armação sith por trás da guerra, e seguiu seus rastros até as misteriosas Regiões Desconhecidas. Lá, encontraram Vitiate, que os derrotou e converteu ao lado sombrio. Revan e Malak se tornaram agente do Imperador, destruindo a República em seu nome, até serem detidos pela Ordem Jedi. Revan teve sua memória apagada, e voltou a viver normalmente em Coruscant, pois o conselho não julgou como certo, executar alguém com histórico tão controverso, pois apesar de ter cometido crimes, era também um herói da República.

Após isso, Luke contemplou um rosto conhecido, Anakin Skywalker, só que mais jovem. Ele viu seu pai, ajoelhado diante de Palpatine, jurando lealdade a ele, para que assim, tivesse poder para salvar sua mãe. Assim como Revan, Anakin descumpriu as regras, e isso o levou ao caminho das trevas. Em nome de Palpatine, Anakin massacrou jedis e inocentes, e em Mustafar, chegou a atacar Padmé e tentar matar Obi Wan Kenobi, seu melhor amigo e mentor. O castigo para tudo isso, foi uma derrota amarga nas mãos de Kenobi, tendo seu corpo destruído, o condenando a uma vida de sofrimento em um traje mecânico, como um servo submisso do Imperador.

Luke ficou chocado ao rever tudo aquilo, mas seu pai tentou tranquiliza-lo. Ele mais uma agradeceu a seu filho por tê-lo perdoado, e lhe dado a chance de voltar a luz. Anakin explica por fim, a lição mais valiosa, uma que Luke já conhecia bem, a redenção e o perdão, mostrando que tanto Revan quanto ele, haviam errado, mas, tinham alguma esperança, e quando explorada, pode traze-los de volta a luz, para que fizessem um último ato de bondade.

Luke volta a consciência, de volta ao imenso salão onde meditava. Ele pergunta a R2-D2 quanto tempo havia passado, e o pequeno robô afirmam que já faziam dois meses. Skywalker não sentia fome alguma, era como se a força o tivesse deixado em um perfeito estado de congelamento ao longo desse tempo. Sua mente estava mais clara, imersa na força, e agora, ele tinha conhecimento suficiente, para estabelecer uma nova ordem jedi, mais honesta e pronta para driblar as armadilhas do lado sombrio.

Enquanto Luke caminha de volta ao seu X-Wing, Anakin, Obi Wan e Yoda, em suas formas espectrais, o observam ir, confiantes que o futuro da força, está em boas mãos.


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


©2022 por Lar Da Cultura POP. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page