Não é segredo para ninguém, que Star Wars é uma das franquias mais populares da cultura pop, desde final dos anos 1970, até hoje, reunindo fãs ao redor do mundo inteiro, com personagens lendários, cenários marcantes e trilhas sonoras de arrepiar. Porém, também não é segredo que a franquia está mal das pernas, e isso não é de hoje. O público vem rechaçando boa parte dos fãs, e os números pioram ano após ano, mas, a pergunta que não quer calar, Star Wars tem alguma chance de acabar?
Prejuízo Bilionário
Sou fã de Star Wars desde os oito anos de idade. Desde que assisti Império Contra-Ataca pela TV aberta, fiquei completamente fascinado por esse universo incrível. Passei os dez anos seguinte, assistindo filmes e séries, jogando os games e lendo os livros e quadrinhos da franquia, que se tornava cada vez mais mágica a cada novo conteúdo. Minha primeira experiência com Star Wars nos cinemas, foi em 2015, com Despertar da Força, que apesar de sensacional na época, perdeu seu brilho conforme fui conhecendo a franquia.
Essa pequena recapitulação, serve especialmente para demonstrar o tamanho da obra de George Lucas, que mesmo mais de quarenta anos depois de sua concepção, segue encantando as novas gerações.
Star Wars recebeu um investimento de mais de 4 bilhões de dólares por parte da Disney, e nãa vem trazendo o retorno desejado. A trilogia sequel fracassou totalmente, sendo alvo de zombaria por boa parte dos fãs, e um imenso desrespeito a maioria dos personagens clássicos. As séries tiveram seus bons momentos, mas obras como Kenobi e especialmente O Acólito, mancham a imagem da franquia. A questão política que permeia as atuais produções, são um dos principais motivos para a recusa dos fãs em seguir consumindo esses conteúdos.
Cada vez mais, Star Wars é massacrado por público e crítica, e mesmo assim as obras seguem da mesma forma.
Respondendo a pergunta inicial, não, acredito que uma franquia como Star Wars dificilmente será encerrada tão abruptamente, porém, a saga como conhecemos, essa sim pode, pois está sendo levada pela maré do novo cinema.
Os fãs da velha guarda e amantes dos clássicos (como eu), são a maioria dos representantes do fandom de Star Wars, estão cada vez mais se distanciando da franquia, algo que mais cedo ou mais tarde, vai desencadear um hiato de produções.
Enfim, acredito que os fãs mais aficionados de Star Wars, devem se apegar aos clássicos da trilogia clássica e prequel, nas séries e nos jogos, pois eles tem, mesmo que imperfeitos, a alma da franquia.
Comments