top of page

Todas as Versões da Família Addams

Atualizado: 8 de nov. de 2023

Desde 1964, ano da sua primeira versão Live Action, a família mais horripilante do cinema colecionou adaptações tanto para o cinema quanto para a TV. Hoje, vamos fazer uma breve viagem no tempo, conhecendo cada uma das versões Live Action dos Addams ao longo dos anos.

 

Série de 1964

Criada por Charles Addams, a Família Addams foi criada para suprir as ideias perturbadoras do criador, que pretendia fazer uma mistura de terror e comédia, para toda a família. Inicialmente, os membros da família sequer tinham nomes, eram apenas baseados em sua personalidade, e apenas na série de TV, que os personagens finalmente foram batizados em inglês como, Gomez, Mortícia, Faster, Pugsley, Wednesday e Vovó Addams, junto com seu fiel mordomo Lurch, seu companheiro Mãozinha, e o leão Kitt kat.

A primeira versão da Família Addams surgiu na metade dos anos 1960, trazendo uma adaptação consideravelmente fiel aos quadrinhos. Durante os 64 episódios, vemos principalmente histórias envolvendo Gomez e Mortícia, com pequenas participações do resto da família. Personagens como Wandinha, que geralmente protagoniza as produções da franquia, aqui tem pouco destaque, muito devido a pouca idade da atriz Lisa Loring. Mas sem dúvida o ponto mais alto da série em questão de elenco, vai parar Carolyn Jones e John Astin, como Mortícia e Gomez, sendo duas encarnações do personagens que são bem lembradas até os dias de hoje.

No geral, temos uma série divertida, com boa produção para os padrões da época, e que plantou a semente com a formula que viria a ser repetida em todos os filmes e séries da família, piadas mórbidas e coisas bizarras. Após A conclusão da série em 1966, os Addams ainda teriam mais duas séries em Live Action, o reboot em 1998 e a série Wandinha da Netflix de 2022, que falaremos mais para frente.

 

A Série Animada

Em 1973, chegou o momento da família mais horripilante do cinema chegar no mundo das animações. Produzida pelo famoso estúdio Hanna Barbera, a série começou a ser planejada um ano antes do seu lançamento, quando os Addams apareceram na série Scooby Doo. Com apenas 16 episódios, a série terminou no mesmo ano em que foi lançada, sendo pouco apreciada na época. No entanto, a série serviu para apresentar ao grande público, um dos maiores memes da franquia, o bizarro primo It, uma bola de pelo que emite sons indecifráveis, sendo um dos personagens mais misteriosos da franquia. Em questão de personalidade, todos os personagens seguem os mesmos padrões da série de 1964.

 

Primeiros Filmes

Finalmente, em 1991, tivemos a primeiríssima versão cinematográfica da Família Addams. Na trama, Faster havia partido á 25 anos da mansão da família, e em a suas aventuras, ele acabou sofrendo um acidente, e perdendo a memoria. O Nosferatu do Paraguai é salvo por um senhora chamada Abigail Craven, que se aproveita da falta de memoria do homem, para usa-lo como seu lacaio, dizendo ser sua sua mãe. Agora sobre a alcunha de Gordon, Faster ajuda sua ´´mãe´´ a cometer crimes, e em certo momento, seu advogado Alford, acaba falhando em arrancar dinheiro de Gomez, e Abigail decide usar a ´´semelhança´´ de Gordon com Faster, para enganar o chefe da família, e roubar seu tesouro.

Gordon consegue se infiltrar na família, com Gomez ficando completamente emocionado em ter seu irmão de volta, mas Mortícia e principalmente Wandinha, suspeitam que ele seja uma fraude. Com o passar do tempo, Gomez percebe que Faster não se lembrava de nada do seu passado, e começou a comprar a ideia de sua filha.

Com medo que o plano falhasse, Abigail se disfarça como a doutora Pinder-Shcloss, e confunde ainda mais a cabeça de Gomez e Mortícia, lhes convencendo completamente de que aquele era Faster.

Mesmo sabendo da sua missão, Gordon começa a recobrar seus sentimentos pela família, se aproximando principalmente dos seus sobrinhos, e já não estava mais disposto a rouba-los, porém, Abigail lhe obriga, e durante a grande festa com vários membros da família, eles arrombariam o cofre. Enquanto eles discutem no quarto de Gordon, Wandinha ouve a sua trama, e tenta contar aos seus pais, mas é perseguida pela dupla criminosa, escapando por pouco. O roubo continua, mas os criminosos não conseguem descobrir a senha do cofre, e acabam sendo arremessados para fora da casa pelo sistema de segurança. Wandinha revela tudo aos seus pais, mas agora já era tarde, com uma manobra judicial, a falsa doutora rouba a casa dos Addams, a colocando no nome de Faster, e expulsa o resto da família.

Mesmo com toda a família rendida, Mortícia estava decidida a falar com Faster, pois sabia que ele não estava bem, mas acaba sendo capturada por Abigail. Mãozinha consegue avisar Gomez, que vai ao resgate de sua mulher, e com a ajuda de Faster, ele consegue derrotar Alford e Abigail. Durante a batalha, um raio atinge Faster, o fazendo retomar suas antigas memórias, e agora, a Família Addams estava novamente reunida.

Foi através desse filme que conheci a família, sendo uma produção de boa qualidade, com uma trama dinâmica e ótimas atuações, não sendo nada genial. A sequência não tardou, surgindo logo em em 1993, com uma verdadeira bomba.

A história se passa algum tempo depois do original, com Mortícia dando a luz ao terceiro filho do casal, Pubert. Cansada de cuidar de seus três filhos, Mortícia contrata uma babá chamada Debbie, que não passava de uma charlatã, conhecida como viúva negra, que casava e assassinava homens ricos para levar seu dinheiro, e Faster seria seu novo alvo. Enquanto isso, Wandinha e Feioso são levados para um acampamento, sendo a única trama realmente interessante dessa catástrofe, pois Wandinha está em seu auge, roubando completamente a cena. Faster está ridículo no filme, tendo um arco praticamente idêntico ao do primeiro filme, e cheio de piadas sexualizadas. Wandinha se apaixona por um garoto nerd chamado Joel, com quem arma um plano para destruir o acampamento e fugir para casa.

Gomez e Mortícia são um zero a esquerda, tendo uma cena de dança com efeitos especiais terríveis. Ao final da trama, a família descobre o plano de Debbie, e vão ao resgate do tio, mas acabam capturados e presos a cadeiras elétricas, mas antes que fossem executados, Pubert troca os fios, e mata Debbie.

Os efeitos, a trama, as cenas, tudo casa perfeitamente para um filme ruim, sendo o único ponto alto, o protagonismo de Wandinha, que finalmente assume os holofotes da franquia.

Em 1998, tivemos uma continuação espiritual dos dois anteriores. A Reunião da Família Addams, leva a família monstruosa a um encontro com a família Adams, no Hotel Primrose. Esse não tem nem o que comentar, afinal, essa maravilha tem apenas 3 de nota no IMDB, com uma produção ainda mais porca que o anterior, sendo o filme mais esquecível entre todos os citados.

 

Filmes Animados

Após um longo hiato, os Addams voltaram a dar as caras nos cinemas em 2019, em uma animação 3D. O filme aborda a construção de uma ´´cidade perfeita´´, nos arredores da horripilante mansão da família. A arquiteta desse projeto, um mulher vaidosa e cruel chamada Margaux Needler, até tentou fazer os Addams se dobrarem a sua vontade, mas esbarrou na peculiaridade da família.

Sabendo que não poderia faze-los mudar, ela decide destrui-los, espalhando mentiras sobre eles por toda a cidade, os taxando como criminosos. Enquanto isso, sua filha, Parker faz amizade com Wandinha. Parker detesta as frescuras de sua mãe, enquanto Wandinha começa a cansar do jeito gótico dos Addams, e elas passam por uma espécie de inversão de papéis.

Em 2021, após o considerável sucesso do primeiro longa, tivemos uma continuação. ´´Família Addams: Pé na Estrada´´, que por sua vez, não foi nem um pouco bem visto, nem por público, muito menos por crítica. A sequência aborda uma viagem da bizarra família, onde passam por várias situações bizarras.

Essas obras serviram para reascender o interesse da grande massa por esses personagens de mais de meio século de história, no entanto, a produção que tornaria a Família Addams, tão relevante como nunca antes foi, ainda estava por vir.

 

Wandinha

Lançada em 2022, com direção do mestre das bizarrices, Tim Burton, Wandinha se tornou um dos maiores sucessos da Netflix, e graças a música ´´Dancing With My Hands´´, de Lady Gaga, que bombou no Tik Tok, a série atingiu um patamar muito além do esperado.

Na trama, após ser expulsa de mais uma escola, Gomez e Mortícia decidem envia-la para uma escola diferente, a Nunca Mais.

Lá, a filha mais velha do casal convive com vampiros, lobisomens e todo o tipo de criatura, fazendo amizade com uma Lobisomem chamada Enid, um contraponto perfeito a ela. Durante a trama, mortes suspeitas começam a acontecer no local, despertando o lado detetivesco da jovem Addams, sendo essa tônica de todo o seriado.

Por fim, podemos ver como a Família Addams foi mudando ao longo dos anos, se adaptando bem as mudanças do tempo, e estando sempre em relevância, estando vivendo nesse momento, uma de suas melhores frases graças a série da Netflix, que deve ter consequência ainda no próximo ano.



21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

©2022 por Lar Da Cultura POP. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page