top of page

Versões Alternativas do Batman

Apesar de estar muito ligado a Bruce Wayne, o manto do Cavaleiro das Trevas já foi usado por muitas outras pessoas, desde discípulos de Wayne, até clones futuristas dele mesmo. Hoje, vamos conhecer as principais versões alternativas do Batman.


 

Batman do Futuro

Amanda Waller acreditava que no futuro, o mundo ainda precisaria do Batman, por isso, coletou secretamente uma amostra do sangue do Homem morcego, para criar um clone para assumir o seu lugar. Assim nasceu Terry Mcginnis. Waller ordenou que o vilão Fantasma matasse os pais do garoto, para que assim, ele tivesse exatamente as mesmas experiências que o seu antecessor. Porém, o vilão não foi capaz de cumprir sua missão, e Terry foi criado normalmente.

Após o divórcio de seus pais, Mcginnis passou a se envolver com gangues e pequenos delitos, sendo capturado inúmeras vezes. Certo dia, o pai de Terry é morto, e ele leva as provas do crime até Bruce Wayne, agora com seus setenta anos de idade. Por acidente, o garoto descobre a Batcaverna, e agora, queria ser o substituto do Cavaleiro das Trevas, e mesmo relutante, Wayne o ajudaria.

Ele contrata Terry como seu assistente pessoal, e lhe equipa com armas mais futuristas do que as do seu presente, e treina o garoto para ser quase tão bom quanto ele, enquanto o orienta em suas missões diretamente da Batcaverna, o plano de Waller deu certo.

O Batman do Futuro colecionou novos inimigos, e confrontou alguns antigos, como o próprio Coringa, conseguindo derrota-lo, se provando um sucessor digno para o Cavaleiro das Trevas.

 

Thomas Wayne

Apresentado no arco Flashpoint, o Batman de Thomas Wayne talvez seja uma das versões mais sombrias do personagem. No fatídico dia da morte dos Wayne no Beco do Crime, quem morreu foi Bruce, e não seus pais, com isso, Thomas matou Joe Chill e jurou vingança contra o crime de Gotham, enquanto Martha, começou a rir de maneira doentia sobre o cadáver do seu filho, cedendo a loucura, e se transformando no Coringa.

Nesse mundo caótico, Batman mata sem dó todos os seus inimigos, utilizando um par de armas de fogo, e atuando completamente sozinho, sem Robin e sem Liga da Justiça. Nos acontecimentos de Flashpoint, Thomas ajuda Barry a recuperar seus poderes e impedir o fim do mundo por meio da guerra entre Aquaman e Mulher Maravilha. Com a linha do tempo salva, Batman finalmente confronta sua antiga esposa, lhe dizendo que existe um mundo onde o filho deles ainda vive, com isso, ela aparenta ter uma segundo da sanidade, mas logo depois, se joga para a morte em um precipício.

Thomas Wayne trás uma reflexão muito interessante, sobre como a história do herói de Gotham poderia mudar com um simples deslize, e como seria um Batman, sem nenhum principio ou limite, completamente consumido pela raiva e sede de vingança.

 

Azrael

Jean Paul Valley, foi um cavaleiro geneticamente modificado da antiga ordem de São Dumas, predestinado a assumir o manto do Batman, e trazer ordem a Gotham City, através dos meios mais violentos possíveis. Assim que conhece o verdadeiro Batman, Jean muda seus princípios e acompanha até Gotham, onde seria treinado pelo próprio herói, que enxergava potencial nele, para ser seu sucessor.

Durante o arco ´´A Queda do Morcego´´ Batman é espancado e tem sua coluna partida por Bane, ficando fora de ação, e deixando a cidade sobre o comando do criminoso. Sem saída, Wayne entrega o manto a Azrael, que deveria impedir Bane ao lado de Robin. Porém, os métodos de Azrael ainda eram violentos, e por muitas vezes, ele deixava simples assaltantes a beira da morte. Ele consegue cumprir seu objetivo e deter Bane, mas acaba sendo aposentado por Bruce, que percebe que ele não é capaz de conter seus instintos assassinos, e assim que volta a andar, assume novamente o manto de Batman.

 

Dick Grayson

Sendo o mais experiente entre os Robins, nada mais justo do que Dick Grayson já ter vestido o manto de seu mentor em algumas ocasiões. Dick foi adotado por Bruce depois da morte de seus pais no circo, e foi treinado desde a infância para ajudar seu pai no combate ao crime. Após anos de parceria, Grayson decidiu tomar seu próprio rumo, se tornando o Asa Noturna e passando a defender Bludhaven, enquanto liderava também a equipe dos Jovens Titãs.

Com o desaparecimento do Batman, Asa Noturna sabia que a lenda do herói não poderia acabar, e tomou seu lugar, tendo Damian Wayne ao seu lado como Robin.

Mais jovem e com um mente mais saudável, Grayson foi um grande Batman, e cumpriu seu papel até o retorno de Bruce.

 

Damian Wayne

Damian é filho de Bruce com Talia Al Gul, que foi mantido em segredo do pai até o momento certo. Talia e Ra´s treinaram o garoto para se tornar o mais letal dos assassinos. Mais velho, Damian é levado para Gotham para viver com seu pai, e utilizar seus talentos para combater o crime, porém, semelhante a Azrael, Damian foi treinado para matar, e foi difícil faze-lo parar.

No arco Dceasead, onde vários heróis acabam sendo mortos em uma apocalipse zumbi, Batman acaba sendo um dos primeiros a morrer, e seu filho assume seu lugar, liderando uma nova Liga da Justiça nesse futuro devastado.

 

Garra das Trevas

Durante os anos de 1996 e 1997, a saudosa Amalgam Comics, misturou diversos personagens de Marvel e DC, criando personagens no mínimo bizarros, como: Super Soldado (Capitão América e Superman), Lanterna de Ferro (Lanterna Verde e Homem de Ferro), Doutor Apocalipse (Doutor Destino e Apocalipse) e obviamente, Garra das Trevas, que juntou Batman e Wolverine.

A origem do herói mistura muito bem os elementos de ambos os personagens, com o bilionário Logan Wayne, perdendo seus pais para o crime de Gotham, e posteriormente, tendo admantium injetado em seu corpo através do Projeto Arma X. O personagem junta os principais trunfos dos dois personagens, com as garras e o fator de cura de Logan, fundidos com a técnica e os equipamentos do Cavaleiro das Trevas.

Outros personagens presentes nessa saga são, Hiena, fusão do Coringa com o Dentes de Sabre, e a Pardau, que mistura Robin e Jubileu.



21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

©2022 por Lar Da Cultura POP. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page