QUAL DELES TEVE A MELHOR JORNADA DO HERÓI?

A Jornada do Herói, conceito criado por Joseph Campbell, é a cabeça de muitas das maiores sagas da cultura pop, como Star Wars, Harry Potter e Senhor dos Anéis, e seus respectivos herói, Luke, Harry e Frodo. Mas, qual deles segue melhor esse parâmetro, e especialmente qual deles foi mais Badass? É isso que iremos descobrir.

STAR WARSHARRY POTTER

Rafael Silva

9/22/20258 min read

Luke Skywalker

A maior esperança da galáxia, Luke Skywalker foi o primeiro grande mocinho a experimentar a Jornada do Herói nos cinemas. Mas antes de tudo, vamos compreender da forma mais didática possível, o que é essa tal jornada. Veja só:

Luke segue todo esse ciclo com perfeição. Vivia uma vida comum em Tatooine, até ser convocado por Obi Wan (seu primeiro mentor, que após sua morte, torna-se ajuda sobrenatural) para cumprir sua missão, e após relutar, decide seguir seu destino. Conhece seus amigos na Rebelião e seus inimigos no Império, principalmente na figura de Darth Vader. Seu grande teste, destruir a Estrela da Morte, onde ele se mostra capaz de confiar na Força para conseguir o ´´impossível´´, e salva a galáxia pela primeira vez.

Ao treinar com Yoda, ele literalmente confronta uma caverna oculta, onde encontra o que havia de errado em si mesmo.

Assim, parte para sua provação final, onde desobedece seu mestre, e vai enfrentar Vader para salvar Han e Leia, seguindo seu coração, e mostrando sua imperfeição.

Ele é humilhado, mas dessa derrota, obtém humildade e experiência (recompensa), e então, faz seu caminho de volta até Vader, que agora ele sabia ser seu pai.

Luke consegue redimi-lo, trazendo ressurreição, não para si mesmo, mas para Anakin.

Assim, ele fecha seu arco, queimando o corpo de Vader em Endor, e unindo-se a seus amigos em uma grande festa, celebrando a libertação da galáxia da tirania Imperial. Após um conflito onde ele, foi o maior o herói.

  • Mundo Comum: Fazenda em Tatooine.

  • Chamado à aventura: Pedido de ajuda da Leia.

  • Recusa do chamado: Inicialmente hesita, mas muda após a morte dos tios.

  • Encontro com o mentor: Obi-Wan Kenobi.

  • Travessia do limiar: Parte com Han e Chewie.

  • Provas, aliados e inimigos: Rebelião, Leia, Darth Vader.

  • Aproximação da caverna oculta: Enfrenta o lado sombrio.

  • Provação difícil: Descobre que Vader é seu pai.

  • Recompensa: Compreensão de si mesmo e do pai.

  • Caminho de volta: Vai enfrentar o Imperador.

  • Ressurreição: Quase morre, salva Vader.

  • Retorno com o elixir: Redenção de Anakin, queda do Império.

Skywalker segue com perfeição todos os requisitos, e para mim tem um diferencial. É o que mas fez coisas por conta própria.

Harry e Frodo obviamente foram grandiosos, mas tiveram muito mais ajuda que Luke! Ele treinou pouquíssimo com Obi Wan, e ainda sim pode destruir a Estrela da Morte. Ele treinou ainda menos com Yoda, e pode sobreviver a Vader em dois duelos e aprender o suficiente sobre a Força, para aprender a suportar a tentação das trevas. Ele foi um autodidata, com pouquíssima estrutura, mas que ainda sim, sagrou-se o maior herói da galáxia, não somente por meio de seus poderes, mas principalmente de seu coração, que mostrou-se grande suficiente para perdoar até mesmo o maior dos monstros.

O Cavaleiro Jedi se arrisca pelo próximo, é hábil em combate a ponto de vencer um dos maiores Lordes Sith da história, extremamente corajoso e quase incorruptível. Literalmente, temos o arquétipo de herói na forma de um personagem.

Luke também foi além, já que posteriormente, assumiu a posição de mentor, alterando seu posto na Jornada do Herói, demonstrando seu potencial de evolução. Já falamos muito do Filho do Escolhido, agora, vamos falar do Eleito do Mundo Bruxo!

Harry Potter

O famoso herói eleito desde o nascimento. Potter foi escolhido para deter Voldemort desde sua concepção. Assim que foi á Hogwarts, seu caminho na Jornada do Herói começou a ser trilhado.

Seu mundo comum foi virado de ponta cabeça com a descoberta de que era um bruxo pelos lábios de Hagrid. Ele inicialmente dúvida, mas logo embarca na aventura, conhecendo seus amigos, Rony e Hermione, seus inimigos, Voldemort e Draco, e seus mentores, inicialmente Hagrid, que foi sua porta de entrada para o Mundo Mágico, mas que posteriormente se multiplicaram, tendo Dumbledore, Sirius, Lupin, Minerva e em certos momentos, até mesmo Snape.

Todos de certa forma, deram a ele algo decisivo em sua jornada. Dumbledore lhe deu sabedoria e instrução, Sirius lhe deu uma vassoura, Lupin lhe deu o conhecimento para conjurar o Patrono, Snape lhe ensinou Legilimência e Minerva lhe impediu de ser expulso de Hogwarts (mais de uma vez....) Harry, apesar de ser chamado de ´´Eleito´´, é formado pelo apoio de diversos bruxos e bruxas, que estiveram ao seu lado, lhe instruindo e protegendo.

A fórmula se repete dentro de cada livro, com a provação ocorrendo ao longo da trama, como o Roubo da Pedra Filosofal em Pedra Filosofal e a abertura da câmara, em Câmara Secreta, onde, mesmo sem ter a obrigação, ele abraça seu dever pessoal de proteger a todos, mesmo que não confiem nele.

Ao contrário de Skywalker, Potter sempre foi contestado por muitos à sua volta, mas ainda assim ele fez de tudo para protegê-los, merecendo ou não.

No entanto, podemos dizer que toda a saga é uma imensa jornada, picada em 7 jornadas menores a cada livro, que lhe preparam para o gran finale. Vejam:

  • Mundo Comum: Vida com os Dursley.

  • Chamado à aventura: Carta de Hogwarts.

  • Recusa do chamado: Não ocorre — aceita quase de imediato.

  • Encontro com o mentor: Dumbledore, Hagrid.

  • Travessia do limiar: Vai a Hogwarts.

  • Provas, aliados e inimigos: Rony, Hermione, Snape, Voldemort.

  • Aproximação da caverna oculta: Caça às Horcruxes.

  • Provação difícil: Sacrifica-se voluntariamente.

  • Recompensa: Ressurreição simbólica e real.

  • Caminho de volta: Derrota Voldemort.

  • Ressurreição: Literalmente retorna da “morte”.

  • Retorno com o elixir: Paz no mundo bruxo.

    Aqui, temos a questão da ressurreição, ocorrendo não de maneira metafórica, mas de forma literal, quando Harry sobrevive pela segunda vez ao Avada Kedavra, reutilizando a proteção de sua mãe.

Potter demonstra sua valentia diversas vezes, desde a infância. Sua nobreza é incontestável, nas diversas vezes que se pôs em risco pelas pessoas que ama, e sua não conformidade às injustiças, que muitas vezes lhe punham em apuros. Seu maior mentor foi Alvo Dumbledore, que de certa forma, lhe 'usou', como peça de um imenso tabuleiro para vencer Voldemort, mas que ainda assim, lhe amava muito, e também lhe deu lições valiosas, assim como Lupin, Sirius, Hagrid e seus amigos em certo grau.

No entanto, a quantidade de ajuda que Harry recebe é fora do comum. Ele foi salvo por Hermione, Dumbledore, Lilian, Snape, Sirius e outros, diversas e diversas vezes, mostrando-se muitas vezes, aquém do que seria necessário para um herói. Apesar de ser um bruxo poderoso, ele não chega aos pés de Voldemort, e muito menos de Dumbledore, tendo vencido o Lorde das Trevas graças a uma artimanha.

Harry não é o Cavaleiro Luminoso que sai por aí brandindo sua espada e matando os dragões, é o líder humano, que mesmo frágil como todos à sua volta, possui coragem e liderança o suficiente, para que todos à sua volta lutem por ele.

Harry Potter é um herói, esteve disposto a dar sua vida em Relíquias da Morte, não foge do combate mesmo em desvantagem (apesar de ser poderoso para sua idade), possui coragem e firmeza moral invejáveis, tudo isso, sendo apenas um adolescente.

Porém, sua 'Plot Armor' é inegável. Por isso, creio que ele não seja o estereótipo perfeito de herói, como Luke.

Frodo

Frodo, mesmo jovem e aparentemente frágil, foi incumbido de proteger a arma mais poderosa e sedutora da Terra Média: o Um Anel. Ao lado de Sam, enfrentou inúmeros desafios, alguns frutos da própria jornada, outros nascidos dentro de si, à medida que o Anel corrompia sua mente e alma. Ainda assim, com a força da amizade, a lealdade de seu companheiro e muita perseverança, Frodo seguiu em frente.

Assim como Luke Skywalker e Harry Potter, Frodo começou como um herói improvável, desacreditado, arrastado para uma missão muito maior do que ele. Carregava nos ombros um peso quase impossível, mas encontrou forças na sabedoria de seu mentor, Gandalf, na coragem de aliados como Aragorn, na lealdade de amigos como Sam, e acima de tudo, em seu próprio coração.

  • Mundo Comum: Condado, vida tranquila.

  • Chamado à aventura: Anel do tio Bilbo.

  • Recusa do chamado: Relutante, mas vai.

  • Encontro com o mentor: Gandalf.

  • Travessia do limiar: Sai do Condado.

  • Provas, aliados e inimigos: Sociedade do Anel, Nazgûl, Gollum.

  • Aproximação da caverna oculta: Mordor.

  • Provação difícil: Resistência ao Anel, traição de Gollum.

  • Recompensa: O Anel é destruído — mas não por ele diretamente.

  • Caminho de volta: Retorna ao Condado.

  • Ressurreição: Mas está mudado, não se encaixa mais.

  • Retorno com o elixir: Parte para Valinor (redenção final).

Frodo é o herói mais improvável possível, mas sua força não vinha da espada ou da magia, como Aragorn e Gandalf, e talvez esse seja o trunfo de Tolkien na construção desse personagem. Foi a amizade e a moral que lhe mantiveram no caminho certo. Porém, é incontestável o fato de que, entre todos aqui, ele foi o herói menos ativo. Harry e Luke tiveram dezenas de provações de força e bravura moral. Frodo, é claro, esteve sob a constante tentação do anel de Sauron, que é realmente difícil de suportar, mas quase nunca passou disso. Diferente de todos os outros, ele não possui um inimigo claro (talvez Gollum), enquanto Harry tem Voldemort e Luke tem Vader, que os colocaram à prova várias vezes.

Suas amizades e relações são muito simplificadas. Harry tem dezenas de amigos e seu romance com Gina, enquanto Luke tem seus amigos e sua relação bombástica com o pai.

E acima de tudo, cumpriram seu destino através de sua própria força, em menor ou maior grau, algo que Frodo não fez da mesma forma.

O Bolseiro é o menos simbólico, o menos poderoso, o menos testado e por aí vai. Ainda assim, é um personagem muitíssimo bem escrito, mas, nem de longe, é um herói ao nível de Harry Potter, e muito menos de Luke Skywalker.

VEREDITO

Em geral, ambos são fantásticos. Não apenas ícones pop, mas símbolos morais. Eles não são apenas homens poderosos por suas habilidades ou seus feitos, mas pela sua capacidade de permanecer firmes a seus valores independentemente das dificuldades. De manter o coração aberto para perdoar, amar e perseverar sobre todas as dificuldades que lhe cercavam. Que mesmo sem precisar e sem saber o que fazer, embarcaram de cabeça em suas missões, estando dispostos em cada momento delas, a realizar o sacrifício derradeiro, entregando sua vida por aqueles que amam, mas também, por aqueles que lhes odeiam.

E assim medimos a grandeza de cada um desses heróis e seu cumprimento de sua respectiva Jornada do Herói. Porém, escolher UM melhor seria muito pouco, pois creio que cada um deles funcione melhor dependendo da maneira com que lhes observamos. Com isso, vamos dar alguns prêmios a cada um deles, por suas aptidões.

🏆 Jornada do Herói Mais Bem Estruturada: Luke Skywalker

🏆 Mais Simbólico: Luke Skywalker

🏆 Mais Corajoso: Harry Potter

🏆 Mais Poderoso: Luke Skywalker

🏆 Melhores Relações: Harry Potter

🏆 Mais Perseverante: Frodo

🏆 Melhor Relação com Mentor: Harry Potter

🏆 Melhor Relação com o Inimigo: Luke Skywalker

E assim, concluímos essa análise! E para você, quem é o melhor desses heróis? Faltou algum nessa comparação? Não deixe de comentar! Talvez possamos fazer uma continuação